Juiz de Fora-MG  -  quinta, 28 de março de 2024  

Calendário de Eventos

Evento: 5º Festival Mulheres no Volante (MnV) 

5º Festival Mulheres no Volante (MnV)
Título:
5º Festival Mulheres no Volante (MnV)
Data:
01.03.2012 a 04.03.2012 
Onde:
Centro Cultural Bernardo Mascarenhas - Juiz de Fora
Categoria:
Diversos


Descrição

O Festival Mulheres no Volante (MnV) chega à quinta edição cheio de novidades. São quatro dias seguidos de programação em Juiz de Fora (MG), começando em 1º de março. Criado em 2007 por um grupo de artistas da cidade, o evento comemora cinco anos, reforçando o caráter coletivo e colaborativo, por meio do uso das novas tecnologias de comunicação. O festival este ano tem como atrações principais a cantora Ellen Oléria, de Brasília (DF) e a banda de rock experimental Human Trash (SP), além de apresentações das locais Matilda, Quinteto São do Mato, Moletones e GLAM, e de diversas oficinas, performances, exposições, mostra de vídeos e debate. A abertura acontece no Mezcla e o restante das atividades no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM).

Na abertura oficial do evento, haverá uma edição especial do projeto Eco Performances Poética, no Mezcla. Serão oferecidas gratuitamente onze oficinas, voltadas para mulheres, com o objetivo de inseri-las em meios ainda predominantemente masculinos. No dia 2, acontece a Mostra Itinerante de Cinema, uma parceria com o Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades e, em seguida, o debate "A mulher na mídia: da representação às formas de intervenção". Com participação do coletivo feminista Maria Maria – Mulheres em Movimento (núcleo do movimento Marcha Mundial das Mulheres em Juiz de Fora), a discussão será sobre como a mulher é retratada nos meios de comunicação tradicionais (televisão, rádio, jornal impresso, …) e como a internet pode ser usada como meio alternativo.

No dia 3, acontecem os shows de rock, com as bandas locais GLAM e Moletones, e com as convidadas Human Trash (SP), Ricto (RJ) e Anti-corpos (SP). O encerramento, no dia 4, terá muita MPB, com as bandas juiz-foranas Quinteto São do Mato e Matilda. O fechamento fica por conta da artista Ellen Oléria (DF), apontada como o maior expoente do cenário musical brasiliense.

O MnV engloba ainda diversas manifestações artísticas, tais como exposições, performances, instalações, desfile temático e dança tribal. Oficinas, mostra de vídeos e debate são gratuitos.

Abertura, debate mostra de vídeos e oficinas têm entrada gratuita. Os ingressos para sábado e domingo serão vendidos a R$ 8 (cada dia), na portaria do evento.

As inscrições para as oficinas (voltadas para mulheres) podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Programação Completa:

Quinta 01/03 – CCBM/MEZCLA


14h – Oficina: Foto-grafias femininas: um universo em (des) encanto, com Nina Zamagno (10 vagas).

Local: CCBM (Centro Cultural Bernardo Mascarenhas)

20h – Abertura Oficial MnV 5.0 – Edição Especial Eco Performances Poéticas

Local: Mezcla

No elenco as poetas: Carolina Barreto e Joyce Scoralick.

Relançamento dos livros:

"Vaca contemplativa em terreno baldio", de Anelise Freitas, e "No silêncio de um show de rock", de Larissa Andrioli.

Exibição do documentário: "Vulva la Vida, Vida lá Vou Eu" (Festival Vulva la Vida, Salvador/BA)

Discotecagem: Amigas da Pagu

+ "Ateliê Móvel Oficial" - Raíssa Ralola convida Lilian Gil e Tatiana Almeida.

Sexta 02/03 – CCBM


14h – Oficina de Stencil para mulheres, com Janis Ramone (10 vagas).

19h – Mostra Itinerante de Cinema do Festival Primeiro Plano

20h30 – Debate  "A mulher na mídia: da representação às formas de intervenção"


Sábado 03/03 – CCBM


10h –Oficina de Fanzine para mulheres, com coletivo Maria Maria -  Mulheres em Movimento (10 vagas)

10h – Oficina de produção cultural para mulheres, com Cibele Lopes (15 vagas).

14h – Oficina de Cajon para mulheres, com Mariana Assis (7 vagas)

14h – Oficina de Literatura feminina e criação literária com Anelise Freitas, Larissa Andrioli, Laura Assis (15 vagas) [parte 1]

15h – Oficina de ciberativismo, com Laurita Pequena (10 vagas).

16h – Desfile "Configuração" realizado pelo curso de Moda da Estácio Juiz de Fora. Professoras: Selma Flutt, Maria Hallack e Tininha (livre/convite)

Discotecagem: Amigas da Pagu

Shows:

17 às 18h – Palco aberto (bandas femininas ou mistas)

Moletones (JF) - Proposta musical de clássicos bubblegum, com punk rocks rápidos e pegajosos.

18h – Aposta MnV: Banda G.L.A.M. (JF) - Sua proposta musical é um Rock n Roll voltado para os clássicos do estilo, destacando-se composições próprias e covers de bandas femininas, como The Runaways.

Ricto (RJ) - Rock dos anos 80 e 90. Soma-se à essa influência, referências literárias e o rock moderno dos anos 00; resultando na liberdade de compor músicas que vão de baladas à distorção e ainda uma ou outra que lhe permite dançar.

Anti-Corpos (SP) - Banda feminista de hardcore que tem em suas letras, temas de relações humanas e sociais como amizade, política, sexismo, exploração animal entre outros.

Human Trash! (SP) - Tocam blues punk ou rock de garagem com inspiração na extinção da raça humana, radioatividade, abandono social, rituais e todo o universo marginal e caótico das metrópoles.


Domingo 04/03 – CCBM


10h – Oficina de ginecologia "faça você mesma", com Ju Pagu.

14h – Oficina de danças urbanas para mulheres com REMIWL STREET CREW (20 vagas)

14h – Oficina de literatura feminina e criação literária, com Anelise Freitas, Larissa Andrioli e Laura Assis (15 vagas). [parte 2]

14h – Oficina de baixo para mulheres com Lizandra Romano (6 vagas)

16h – Oficina de skate para mulheres, com Associação Juizforana de Skate (15 vagas).

Shows:

17 às 18h – Palco aberto (bandas femininas ou mistas)

18h – Apresentação de dança tribal: Lailah Garbero

18h30 – São do Mato (JF) - Forma diferenciada de fazer música que o QSM apresenta: poli-harmonica, poli-rítmica e rica em combinações timbrísticas que, sem preconceitos, engloba vários estilos, valorizando elementos da tradição musical brasileira, latina e turca. O Quinteto ultrapassa a barreira entre a música erudita e a popular, justapondo traços da música clássica, mas também, da regional encontrada em diversas partes do mundo, refletindo em sua composição e harmonia, a universalidade que busca e dá sentido à música.

Matilda (JF) - "Composições autorais são o maior enfoque da banda que bebe um pouquinho em várias práticas estéticas, trazendo ao seu repertório texturas sonoras que cada uma das integrantes gosta" (Fabrícia Valle.)

Encerramento

MnV apresenta: Ellen Oléria (DF)

Ela é apontada como o maior expoente do cenário musical brasiliense, com sorriso aberto e muita presença de palco, Ellen Oléria esbanja em sua voz e violão um swing impressionante! Seu som mistura samba, afoxés, jazz e hip hop. Com letras e melodias envolventes, a cantora e compositora demonstra flexibilidade como intérprete, maturidade na composição e a solidez do seu projeto autoral em seu primeiro disco "peça" lançado em 2009.

Discotecagem com Amigas da Pagu (JF)


Informações:

https://mnv2011.wordpress.com/

Local

Endereço:
Av. Getúlio Vargas, 200 - Centro
Cidade:
Juiz de Fora
Estado:
Minas Gerais
País:
País: br
Url:

Compartilhe:







voltar