Juiz de Fora-MG  -  segunda, 21 de outubro de 2019  

Calendário de Eventos

Evento: Exposições: Foto 12 

Exposições: Foto 12
Título:
Exposições: Foto 12
Data:
12.08.2012 a 12.09.2012 
Onde:
Centro Cultural Bernardo Mascarenhas - Juiz de Fora
Categoria:
Exposição


Descrição

Com uma programação gratuita voltada para a fotografia, teve início no domingo, 12 de Agosto, o Foto 12. Brincando com o número 12, este ano serão 12 exposições.

Quatro exposições dessa edição foram selecionadas para o I Prêmio Funalfa de Fotografia. “Que venham a Berlim!”, de Letícia Alves Vitral; “Bicho”, de Carlos Velázquez; “Insular”, de Renata Meffe Franco; e “Arquivo Corrompido”, de Rodrigo Souza Silva e David Azevedo.

A primeira edição (Foto 11) foi lançada no ano passado, com o objetivo de comemorar o Dia Mundial da Fotografia – 19 de agosto –, além de ampliar a visibilidade dessa linguagem artística e promover o diálogo dos profissionais com o público e com o que é produzido em outras partes do mundo. A edição inaugural prestou homenagem ao fotógrafo Jorge Couri. Já em 2012, o tributo é ao fotógrafo Narcisse Szymanowski, que durante anos foi o responsável pelo acervo fotográfico do Museu Mariano Procópio.

Das 12 exposições deste ano, 11 irão ocupar as galerias e o espaço alternativo do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM – Avenida Getúlio Vargas 200 – Centro), entre os dias 12 de agosto a 12 de setembro. A 12ª mostra ficará em cartaz no Parque do Museu Mariano Procópio (perto da cantina), no mesmo período.

Programação:

Mostras

Mostras:

1 – “Tributo a Narcisse Szymanowski” – Curadoria: Sérgio Neumann / Local: Galeria Narcisse Szymanowski (CCBM)
2 – “Que venham a Berlim!” (1º Prêmio Funalfa de Fotografia) – Letícia Vitral / Local: Galeria Arlindo Daibert (CCBM)
3 – “Bicho” (1º Prêmio Funalfa de Fotografia) – Carlos Velázquez / Local: Galeria Arlindo Daibert (CCBM)
4 – “Insular” (1º Prêmio Funalfa de Fotografia) – Renata Meffe / Local: Galeria Arlindo Daibert (CCBM)
5 – “Arquivo Corrompido” (1º Prêmio Funalfa de Fotografia) – Rodrigo Souza e David Azevedo / Local: Galeria Arlindo Daibert (CCBM)
6 – “Viagem, do abstrato ao concreto” – Coletiva – Curadoria: Carú Rezende / Local: Corredor entre a Biblioteca Murilo Mendes e o CCBM
7 – “Retratos oitocentistas no Museu Mariano Procópio” – Curadoria: Douglas Fasolato / Local: Museu Mariano Procópio
8 – “Imagem precária – uma poética da distorção” – Coletiva – Curadoria: Afonso Rodrigues / Local: Galeria Heitor de Alencar (CCBM)
9 – “Projeto Casarões” – Coletiva – Curadoria: Setor de Memória da Funalfa / Local: Espaço Alternativo 1 do CCBM
10 – “Crianças – Acervos fotográficos das fazendas Santa Clara e Santa Sofia” – Curadoria: Antônio Henrique Lacerda e Daniel Rodrigues / Ateliê de Pintura do CCBM
11 – “Abstrato” – Coletiva – Curadoria: Rogério Freitas - Local: Espaço Alternativo 2 do CCBM
12 – “Tribuna de Minas – três décadas de Juiz de Fora” – Curadoria: Roberto Fulgêncio – Local: Galeria Celina Bracher (CCBM)

Mesa-Redonda

Mesa-Redonda:

“Revelando Acervos Fotográficos” (18 de agosto / 17h / Videoteca CCBM) – Com João Roberto Ripper, Antônio Henrique Lacerda e Rosane C. Ferraz

Palestras

Palestras:

“Um olhar sobre a Revista O Cruzeiro: Reflexões sobre Curadoria em Fotojornalismo” (19 de agosto / 19h / Videoteca CCBM) – Com Helouise Costa
“Fabulografias – Experimentações Fotográficas pelos ventos-áfricas” (20 de agosto / 19h / Videoteca CCBM) – Com Alik Wunderdia

Filmes

Filmes:

“Lixo Extraordinário” (22 de agosto / 19h / Anfiteatro João Carriço)
“Baile Perfumado” (22 de agosto / 21h / Anfiteatro João Carriço)
“Nascidos em Bordéis” (23 de agosto / 19h / Anfiteatro João Carriço)
“Cortina de Fumaça” (23 de agosto / 21h / Anfiteatro João Carriço)

Intervenções urbanas

Intervenções urbanas:

“Foto Escambo” (19 de agosto / 14h / Praça Antônio Carlos) – Varal de fotografias nas quais serão expostas imagens que poderão ser trocadas por outras levadas pelo público. A escolha será livre e as fotos terão uma numeração. No dia seguinte, serão divulgados os nomes dos autores dos trabalhos.

“Estendal” (25 de agosto/Praça Antônio Carlos) – Coletivo de fotógrafos expõe em varais fotografias impressas em tecido.

“Foto 120” (a partir de 25 de agosto/ônibus do transporte urbano) – 120 imagens de fotógrafos brasileiros afixadas em coletivos.

“Jardim Fotográfico” (25 de agosto / 10h / Praça Antônio Carlos) – Imagens de fotógrafos profissionais e amadores “plantadas” (afixadas em palitos de madeira) em praça pública para serem “colhidas” por pedestres, que também poderão “plantar” outras fotografias.

“Nitro imagem” (25 de agosto/Praça Antônio Carlos) – fotógrafos da Agência Nitro, de Belo Horizonte, retratarão pessoas anônimas de Juiz de Fora. Quatro imagens serão ampliadas e as outras, exibidas em formato de filme.

“Com licença para entrar” (25 de agosto/esquina das ruas Espírito Santo e Batista de Oliveira) – Afixação de lambe-lambes com trabalhos de fotógrafos de Curitiba em um muro na área central da cidade.

“Imagem da palavra” (25 de agosto/Calçadão da Rua Halfeld) – Ensaio de um grupo de fotógrafos - 60 fotos no formato A3 - com o tema “Entre o silêncio e o suspiro”. As imagens serão afixadas no chão para serem apreciadas e pisadas pelo público.

“Projeção de Imagens” (23 de agosto / 20h / Espaço Experimental Nina Mello).

“Encontro com os organizadores e curadores das ações urbanas” (26 de agosto / 19h / Videoteca do CCBM) – Com Ana Rodrigues (O Estendal), Guilherme Zawa (Sem Licença), Gustavo Nolasco (Nitro Imagens) e Roberto Pitella (Jardim Fotográfico).

Local

Endereço:
Av. Getúlio Vargas, 200 - Centro
Cidade:
Juiz de Fora
Estado:
Minas Gerais
País:
País: br
Url:

Compartilhe:







voltar