Juiz de Fora-MG  -  terça, 26 de setembro de 2017  

Lima Duarte




Praça

A região onde situa o atual município de Lima Duarte foi percorrida, em 1692, por bandeira paulista. Próxima aos caminhos de fluxos de mercadorias e metais preciosos entre o litoral e a região compreendida entre São João Del Rey e Vila Rica, a região era povoada por tribos indígenas, o que resultou em fortes conflitos com o bandeirantismo invasor. Região próxima aos contrafortes da Mantiqueira, Lima Duarte divide com Santa Rita do Ibitipoca o Parque Estadual do Ibitipoca, nome que significa "serra fendida".

Constituído de belas paisagens, grutas e outras formações rochosas, com destaque para o Pico do Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude. Sua cobertura florestal é típica de clima temperado, apresenta fauna e flora de grande diversidade, com destaque para grande variedade de candeias, árvores de pequeno porte e várias espécies de sempre-vivas, além de aves, muitas das quais ameaçadas de extinção.

A cidade de Lima Duarte ocupa uma área de 849km².

Sua população atual de acordo com o censo 2010 é de 16.166 habitantes, o município tem economia diversificada entre a indústria de transformação e a agropecuária.

 

Fonte: IBGE

 

Tempo em Lima Duarte:

Clique na imagem para mais detalhes

 

Veja também:

Parque Estadual Florestal de Ibitipoca

 


voltar
Compartilhe: