Juiz de Fora-MG  -  quinta, 19 de outubro de 2017  

Piau




Piau

A partir da Inconfidência Mineira, as cidades do ciclo do ouro passaram por um melancólico esvaziamento. Os mineradores, os clérigos e escravos se distanciam das cidades buscando longínquas terras. Por onde chegam os ex-mineradores já transformados em agropecuaristas, vão empurrando as linhas divisórias da Província de Minas, conforme narra o historiador Antônio Moura.

O terrorismo policial e político, que se seguiu às brutais medidas régias contra os Inconfidentes e suas famílias promove a migração. Vários envolvidos na Conjuração Mineira desceram pelas serras de Ouro Preto e Mariana, embrenhando-se mata adentro por terras proibidas, na busca de um lugar onde pudessem sobreviver.

Integrando este grupo estavam, dentre outros, Francisco José da Silva, João Eduardo Rodrigues Vale, João Lopes de Faria, João Pinto Cardoso, José Coelho de Oliveira, José Rodrigues Vale e Antônio Fernandes de São José. Encontram, após algum tempo, um lugar ideal numa extensa região de floresta virgem banhada por um rio.

Instalados naquelas terras, edificaram uma capela em honra do Divino Espírito Santo, dando início ao povoado, que passou a ser conhecido pelo nome de Divino Espírito Santo do Piau. Deste episódio, até a sua emancipação como município, são decorridos quase cento e cinquenta anos. Esta é a história do surgimento de Piau.

Diferente de tantos outros municípios que se criaram a partir da chamada "diáspora mineira", de acordo com José Ferreira Carrato, em que a busca por terras férteis frente à crise aurífera, e o espírito de aventura de tantos outros mineiros, Piau surgiu como refúgio de gente de alma libertária.

Hoje, os seus 2.844 habitantes, que têm na banana, feijão, mandioca, milho e arroz sua principal atividade econômica podem orgulhar de sua origem e de outra ilustre filha: a pintora Fani Bracher. Vivendo atualmente em Ouro Preto, onde começou a pintar em 1973. Entre 1973 e os dias atuais participou de várias exposições em Museus, Centros Culturais e Galerias de Arte no Brasil e no Japão. Realizou 30 exposições individuais em cidades brasileiras e também no Uruguai, Argentina e França. Ganhou 14 prêmios de pintura e tem seus trabalhos incluídos em sete livros de Arte.

A cidade ocupa uma área de 192km².

 

Fonte: IBGE

 

Tempo em Piau:

Clique na imagem para mais detalhes

 


voltar
Compartilhe: