Juiz de Fora-MG  -  sexta, 23 de junho de 2017  

História

Esta seção mostra a história de Juiz de Fora e de vários locais importantes da cidade.




História de Juiz de Fora

Casa do Juiz de Fora

A história de Juiz de Fora confunde-se com a história do século XIX mineiro. Situada na Zona da Mata, suas origens remontam à abertura do Caminho Novo, estrada criada para o transporte do ouro no século XVIII.

Leia mais: História de Juiz de Fora

História da Rua Halfeld

Rua Halfeld em 1870.

Coração da cidade, a Rua Halfeld era inicialmente conhecida como rua da Califórnia antes da cidade ser elevada a vila. A principal rua de Juiz de Fora quase nada representava. Aberta em 1853, era apenas um trecho de caminho, com muito mato e até um pequeno córrego.

Leia mais: História da Rua Halfeld

 

História dos Bondes em Juiz de Fora

Bondes circulando pela Av. Rio Branco.

A história dos bondes em Juiz de Fora tem início em 1880, quando os Srs. Félix Schmidt e Eduardo Batista Roquete Franco, assinam contrato com o Governo Provincial, para construção e uso de uma linha férrea para carrís urbanos(Bondes) com tração animal, com privilégio exclusivo por 60 anos.

Leia mais: História dos Bondes em Juiz de Fora

   

Colégios

Antiga fachada do colégio Stella Matutina

Conheça a História dos principais e mais importantes colégios de Juiz de Fora.

Leia mais: Colégios

 

Juiz de Fora e seu desenvolvimento com o 'Ouro Verde'

Frutos do café

O período de maior crescimento de cidades, em toda a História do Brasil, corresponde à época do ouro em Minas Gerais, no início do século XVIII. Antes, era difícil a criação de uma rede urbana, pois havia restrito comércio colonial, uma pequena vida cultural e grandes dificuldades de comunicação e transporte entre as pessoas.

Leia mais: Juiz de Fora e seu desenvolvimento com o 'Ouro Verde'

   

História da Catedral Metropolitana

Catedral.

A primeira capela de Santo Antônio, origem remota da Catedral, teria existido no Morro da Boiada e pouco tempo depois, desmoronada. Em 1741, uma segunda capela foi construída no mesmo local (fazenda de Antônio Vidal).

Leia mais: História da Catedral Metropolitana

 

História do Cine Theatro Central

Interior do Cine-Theatro Central a época de sua construção.

A princípio, eram toscos tablados armados em terrenos livres, palcos de apresentações mambembes. Logo veem-se iniciativas de lideranças locais para proporcionar melhores instalações ao espectador.

Leia mais: História do Cine Theatro Central

   

História do Caminho Novo

Mapa Caminho Novo

Ao contrário do Caminho Velho, formado de forma mais ou menos espontânea a partir das incursões paulistas pela região centro-sul de onde hoje está Minas Gerais, o Caminho Novo nasceu de um projeto oficial da Coroa portuguesa.

Leia mais: História do Caminho Novo

 

História da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora

Santa Casa após 1° reforma

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora foi fundada em 6 de agosto de 1854 pelo Barão da Bertioga, José Antônio da Silva Pinto, e por sua esposa, a Baronesa Maria José Miquelina da Silva.

Leia mais: História da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora

   


voltar