Juiz de Fora-MG  -  domingo, 14 de setembro de 2014  

História da Rua Halfeld




Rua Halfeld em 1870.Rua Halfeld em 1870.

Coração da cidade, a Rua Halfeld era inicialmente conhecida como rua da Califórnia antes da cidade ser elevada a vila. A principal rua de Juiz de Fora quase nada representava. Aberta em 1853, era apenas um trecho de caminho, com muito mato e até um pequeno córrego.

Em 1870, as construções ainda eram de pau-a-pique, mas a rua se desenvolveu rapidamente, no ano de 1878 a rua já era macadamizada¹, e em 1881 foi uma das ruas do trajeto da primeira linha de bondes, em 1884 devido ao grande número de carruagens foi necessária a adoção de mão única, e em 1889 inaugurava-se a luz elétrica.
O nome da rua é em homenagem ao engenheiro alemão Henrique Guilherme Fernando Halfeld, um dos fundadores de Juiz de Fora.  

Na década de 1930 a 40, os antigos edifícios, principalmente no trecho entre a Av. Rio Branco e a Rua Batista de Oliveira começaram a ser demolidos para a construção de grandes prédios comerciais e residenciais. A parte baixa da rua ainda preserva bons exemplares dos antigos prédios.

Rua Halfeld em 1940.Rua Halfeld em 1940.


O estilo arquitetônico dos prédios de Juiz de Fora e da Rua Halfeld, tem grande influência do Rio de Janeiro e da Europa(Itália e França), do estilo neoclássico ao eclético. Na cidade não se seguiu o estilo barroco de outras cidades mineiras, principalmente devido a dificuldade de acesso ao interior do estado, faltavam estradas, e, para chegar a Belo Horizonte precisava-se de um dia de viagem em trens precários, enquanto se ia ao Rio de Janeiro com facilidade e rapidez pela estrada União e Industria.

A Rua Halfeld sempre foi palco de grandes acontecimentos, por ela passaram alguns dos mais importantes homens da história do Brasil, em sua fase mais intensa. Presidentes da República sempre tinham seu ponto alto nela, onde desfilavam longos cortejos de carros conduzindo as famosas personalidades.

Em 15 de novembro de 1975 foi inaugurada a principal alteração na Rua Halfeld: O Calçadão, que transformou a parte central da rua em área exclusiva para pedestres.
A última intervenção realizada no calçadão da Rua Halfeld foi a troca, em 2008, das luminárias por modelos de desenho de época e a remoção das jardineiras.


¹ Tipo de pavimento para pistas de rodagem, que consistia em assentar três camadas de pedras colocadas numa fundação com valas laterais para drenagem da água da chuva.



voltar

Compartilhe: