Juiz de Fora-MG  -  sexta, 28 de abril de 2017  

Juiz de Fora Minas Gerais




Juiz de ForaJuiz de Fora

Elementos geográficos e históricos direcionaram a organização do núcleo urbano de Juiz de Fora Minas Gerais. O Rio Paraibuna e o Morro do Imperador delinearam sua ocupação e expansão. A Estrada do Paraibuna, projetada como alternativa ao Caminho Novo, deu origem à atual Avenida Barão do Rio Branco. Um trecho da Estrada União e Indústria, inaugurada em 1861, transformou-se na Avenida Getúlio Vargas. Estas duas avenidas, junto com a Rua Espírito Santo, formaram um triângulo onde seriam traçadas as principais ruas e localizados os núcleos do poder, do comércio e da cultura. Situados nesse triângulo, o Parque Halfeld e a Rua Halfeld são símbolos históricos de Juiz de Fora - Minas Gerais.

Começando na encosta do Morro do Imperador, a Rua Halfeld corta a Avenida Rio Branco e a Avenida Getúlio Vargas e, antes de atravessar o Rio Paraibuna, passa pela Praça da Estação, patrimônio arquitetônico onde acontecem os grandes comícios e encontros cívicos. A Rua Halfeld é o verdadeiro coração de Juiz de Fora. No seu calçadão, os jovens se encontram, os políticos se reúnem, as passeatas acontecem, negócios são fechados, amigos se revê-em e shows são realizados. Nela se encontram casarios construídos nos estilos eclético e Art Deco, a Academia de Comércio, o Cine Theatro Central, serviços bancários, as galerias comerciais e bares que oferecem um bom cafezinho, uma cerveja ou um chopp gelado.

Primeiro logradouro público de Juiz de Fora, o Parque Halfeld era, no século passado, o local onde se armavam as companhias de "circo de cavalinhos, touradas e cavalhadas". Em 1901, foi construído ali um jardim com lagos, repuxos, pontes. Após sucessivas reformas, restaram apenas as pontes e o quiosque que hoje enfeitam esse oásis verde em pleno centro da cidade e para onde convergem o lúdico, a oficialidade e o religioso. Encontram-se à sua volta o Fórum Benjamin Colluci, a Igreja Metodista, a Igreja São Sebastião, os prédios da Câmara Municipal e das "Repartições Municipais", um conjunto arquitetônico de fundamental importância na formação do núcleo histórico local.

 

Veja aqui mais informações sobre a Cidade de Juiz de Fora

 


voltar
Compartilhe: