Juiz de Fora-MG  -  domingo, 19 de novembro de 2017  

Centro Cultural Bernardo Mascarenhas




Fachada do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas.Fachada do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas.

O edifício da Cia. Têxtil Bernardo Mascarenhas foi projetado pelo engenheiro e arquiteto L. Sue, apresentando uma rigorosa simetria, destoante ao estilo das construções do final do século XIX. Possui estilo arquitetônico inglês imitando a arquitetura das fábricas deste país. A fábrica foi inaugurada em 1898, e dispunha do primeiro motor elétrico usado na América do Sul, que era movido com energia da Usina de Marmelos, também primeira da América do Sul, construída por Bernardo Mascarenhas.

Funcionou até janeiro de 1984, quando as atividades da fábrica foram encerradas.

Símbolo do pioneirismo industrial, a antiga fábrica de tecidos Bernardo Mascarenhas, graças à mobilização de artistas, escritores e jornalistas, foi transformada, em 1987, em um amplo centro cultural. Seguindo a proposta inicial o espaço abre suas portas para as diferentes manifestações artísticas e culturais de Juiz de Fora e região.

Atualmente o local abriga o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, a Biblioteca Municipal Murilo Mendes, o Mercado Municipal, o centro de Formação do Professor e a Praça Antônio Carlos.

Localização: Av. Getúlio Vargas, 200 - Centro

Telefones: (32) 3690-7051 e (32) 3690-7052

Horário de visitação: De terça-feira a sexta-feira, das 09h às 21h e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

 

 


voltar
Compartilhe: