Juiz de Fora-MG  -  sexta, 23 de junho de 2017  

Espaço Cultural Correios




Corredor Cultural Renato StehlingCorredor Cultural Renato Stehling

O Espaço Cultural Correios (ECC) está localizado no térreo do prédio sede dos Correios. O prédio, tombado pelo patrimônio histórico municipal, é de 1935 e conserva em si a história de tempos áureos da Manchester Mineira.

Fachada do Prédio dos correios.Fachada do Prédio dos correios.

O Espaço Cultural Correios foi inaugurado em 16 de maio de 2007 - mês do aniversário de Juiz de Fora – e se consagrou como um presente para a cidade, que tanto aprecia as artes e a cultura. O espaço integra um circuito de arte, história e cultura, formado por várias instituições, dentre as quais cabe destacar o Museu Mariano Procópio - primeiro museu de Minas Gerais - com um dos maiores acervos do Brasil, e o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, com a maior coleção de arte moderna do Estado.


O Espaço Cultural Correios possui área climatizada de 270 m² dedicada à divulgação da cultura e das artes, com infraestrutura e segurança adequadas para receber visitantes. O espaço possui um Acervo Cultural equipado com trainel (sistema deslizante para organizar e acomodar objetos e documentos de museus) para o armazenamento das obras. A programação, no segmento das artes visuais, é bastante diversificada, sendo que cada exposição se estende por 45 dias, em média.

A lateral esquerda externa do prédio que dá acesso à agência central dos Correios em Juiz de Fora e ao Espaço Cultural Correios abriga o Corredor Cultural Renato Stehling, criado pelos Correios com o apoio da Associação de Belas Artes Antônio Parreiras. A parceria, fruto da assinatura de um "termo de uso de bem público" possibilitou que oito artistas plásticos de Juiz de Fora formassem um novo espaço cultural na cidade.

Visitação:
Segunda a sexta, de 10h às 18h, sábados, de 10h às 14h. A entrada é gratuita.
Local: Rua Marechal Deodoro, 470, térreo - Centro - Juiz de Fora-MG - Cep: 36002-900


voltar
Compartilhe: