Juiz de Fora-MG  -  terça, 22 de agosto de 2017  

Instituto Estadual de Educação




Lateral do Edíficio da Escola Normal.Lateral do Edíficio da Escola Normal.

No local onde funcionava a antiga cadeia foi construído um novo imóvel para abrigar a "Escola Normal", sendo inaugurada em 14 de agosto de 1930. O projeto desenvolvido pelo engenheiro Lourenço Baeta Neves, no estilo Art Déco, foi executado pela Companhia Pantaleone Arcuri.

O edifício está implantado nos limites da divisa do terreno, tendo a entrada principal voltada para uma "pracinha", no encontro das Ruas Getúlio Vargas e Espirito Santo. Tem forma triangular possuindo neste vértice e na outra extremidade, na Rua Espírito Santo, volume com quatro pavimentos e, aos dois lados, volumes intermediários com três pavimentos.

Em 1970 parte do edifício foi demolida para dar passagem a avenida Independência(Atual Av. Pres. Itamar Franco), ficando então com a forma que possui hoje: um grande hall de entrada com um elevador ao fundo. Possui ainda um "salão de honra" no qual se encontra o retrato do presidente Antônio Carlos pintado pelo artista Boscagli.

O edifício considerado parte integrante do setor histórico da Praça Antônio Carlos, foi tombado em 07 de dezembro de 1990 pelo decreto n° 4406/90.

Localização: Av. Getúlio Vargas, 521 - Centro.

 

 


voltar
Compartilhe: