Juiz de Fora-MG  -  sexta, 24 de março de 2017  

Museu Mariano Procópio




Museu Mariano ProcópioMuseu Mariano Procópio

O Museu Mariano Procópio é o primeiro museu de Minas e abriga um dos acervos mais significativos do país, com cerca de 45.000 peças que resgatam parte da essência cultural e histórica da vida colonial brasileira e do império.

Obras de renomados artistas da pintura europeia, como Daubigny, Fragonard e Roelofs, se destacam no acervo ao lado de trabalhos de brasileiros como Pedro Américo, Belmiro de Almeida e Rodolfo Amoedo.

Símbolo da memória histórica do Brasil, de Minas e de Juiz de Fora, o Museu Mariano Procópio é um marco do pioneirismo da cidade e da obstinação de Alfredo Ferreira Lage, que dedicou sua vida à formação de um dos mais significativos acervos artísticos, históricos e de ciências naturais do país. O juiz-forano é filho de Mariano Procópio Ferreira Lage, construtor da primeira estrada de rodagem macadamizada no Brasil, a “União e Indústria”, no período de 1856 a 1861, ligando Juiz de Fora a Petrópolis. Em 1915, Alfredo transformou, em museu particular, a Villa Ferreira Lage edificada por Mariano Procópio em 1861.

Para marcar o centenário de nascimento de Mariano Procópio, em 23 de junho de 1921, Alfredo inaugurou o museu na Villa, projetada e construída no estilo renascentista pelo arquiteto alemão Carlos Augusto Gambs, e situada no alto de um parque de 78 mil m². O Parque Mariano Procópio, que valoriza a flora exótica e brasileira, foi considerado pelo naturalista suíço, Jean Louis Rodolphe Agassiz (1807/1873), especialista em geologia e paleontologia, como "o paraíso dos trópicos".

A ampliação do acervo de Alfredo Ferreira Lage levou à construção de um prédio anexo à Villa: Prédio Mariano Procópio. Em 13 de maio de 1922, o Museu Mariano Procópio foi, oficialmente, aberto ao público e inaugurado com acervo que ocupava tanto a Villa quanto o Prédio Mariano Procópio. Em 29 de fevereiro de 1936, Alfredo Ferreira Lage efetivou a doação ao município do conjunto do Parque e do Museu Mariano Procópio.

No momento, os edifícios históricos estão sendo restaurados, somente o Parque Mariano Procópio está aberto para visitação pública com entrada gratuita.

Visitação do Parque do Museu Mariano Procópio: De terça a domingo das 08:00 às 18:00.

Localização:

Parque: Rua Mariano Procópio 1100 - Mariano Procópio.
Sede Administrativa: Rua Dom Pedro II 350 - Mariano Procópio.
Informações: (32) 3690-2200

 

 

Acesse a Galeria de fotos do Parque Mariano Procópio:

 


voltar
Compartilhe: