Juiz de Fora-MG  -  sexta, 24 de março de 2017  

Parque Halfeld




Parque Halfeld em Juiz de Fora visto do Morro do ImperadorParque Halfeld em Juiz de Fora visto do Morro do Imperador

Oásis verde em pleno centro de Juiz de Fora, o Parque Halfeld, construído no século XIX, antigo Jardim Municipal era o local escolhido para instalação das diversões itinerantes que passavam pela cidade, já que Juiz de Fora não possuía nenhuma forma regular de entretenimento.

Sua primeira reforma data de 1879 quando foi ajardinado e finalmente, em 1906 foi totalmente reformado, obra que foi financiada pelo coronel Francisco Mariano Halfeld, passando, em virtude disso, a chamar-se Parque Halfeld.

O Parque Halfeld constitui-se, desde a sua criação, num dos mais importantes símbolos de Juiz de Fora. Situado entre as suas principais ruas, Halfeld, Marechal Deodoro e Av. Barão do Rio Branco - pode ser considerado, além de ponto de encontro e espaço de lazer e cultura dos juiz-foranos, como o "centro político e religioso" da cidade.

Esse cenário está refletido nos edifícios instalados no seu entorno, onde funcionam a Câmara Municipal (inaugurada em 1878, vindo substituir a antiga Casa do Mercado), o antigo prédio da Prefeitura Municipal (1918), o Fórum Benjamim Colucci, a Igreja de São Sebastião (1878) e a Igreja Metodista Central (1928), um conjunto arquitetônico de fundamental importância na formação do núcleo histórico local, nas apresentações artístico culturais e nas manifestações políticas e/ou partidárias que ocorrem nas escadarias da Câmara, assim como nas feiras de artesanato e de produtos naturais que regularmente ali se instalam..


Localizado na Av. Barão do Rio Branco entre as ruas Halfeld e Marechal Deodoro - Centro - Juiz de Fora - MG.

 

Acesse a Galeria de imagens do Parque Halfeld:

 


voltar
Compartilhe: