Juiz de Fora-MG  -  sexta, 24 de março de 2017  

Roteiro A




Atrativos do Roteiro A.Atrativos do Roteiro A.

Roteiro Turístico com quatro opções de visitação, Parque Halfeld, Painéis de Cândido Portinari, Forum da Cultura e Museu de História Natural,  importantes atrativos de Juiz de Fora - MG:

Parque Halfeld

Parque HalfeldParque HalfeldCom o nome de Largo do Municipal, foi construída a primeira rua pública da então Vila de Santo Antônio do Paraibuna.
A área foi adquirida pela Câmara Municipal em 1854 do engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld. Em 1880, foi elaborado um projeto seguindo modelo de jardim inglês, objetivando tornar o espaço mais agradável.
A segunda intervenção urbanística aconteceu em 1901, quando o Largo Municipal foi completamente remodelado pela Cia. Pantaleone Arcuri e Spinelli, com financiamento de Francisco Mariano Halfeld, filho do engenheiro Henrique Halfeld. E passou a denominar-se então Praça Coronel Halfeld.

Localização: Esquina da Av. Rio Branco com Rua Halfeld
Visitação: Diariamente


Painéis de Cândido Portinari

Painel as Quatro EstaçõesPainel as Quatro EstaçõesCândido Portinari, além de importante pintor brasileiro, foi um catalisador das principais preocupações estéticas, culturais, sociais e políticas de sua geração. Embora não tenha participado do modernismo dos anos 20, deve-se a ele o estabelecimento de um forte divisor de águas em nossa pintura e em toda a cultura brasileira em gestão até o final dos anos trinta.
Os painéis “As Quatro Estações” e “Cavalos”, na fachada do edifício modernista do Clube Juiz de Fora, são obra do renomado Cândido Portinari. Os painéis foram encomendados em 1952, pela Associação Civil Clube de Juiz de Fora, para decorar a fachada principal de sua sede e foram adquirido do artista em 1956. Estes são dois dos 14 painéis do artista que se encontram afixados em cidades brasileiras e Juiz de Fora é a única cidade a possuir dois deles.

Localização: Edifício Clube Juiz de Fora, na Rua Halfeld, 828 - Centro.
Visitação: Diariamente


Forum da Cultura

Forum da Cultura.Forum da Cultura.Foi construído na década de 20 pelo doutor Clóvis Mascarenhas (diretor da Cia de fiação e tecelagem Bernardo Mascarenhas). Possui composição simétrica de influência neoclássica. O casarão tem franca inspiração nas vilas italianas e se liberta dos limites do lote no estilo "bairro-jardim".
Hoje, o casarão abriga: centro de estudos Teatrais (CET/Grupo divulgação), Museu de Cultura Popular, Galeria de Arte e Coral universitário. O museu está no casarão desde 1973, e tem mais de 2500 peças, entre coleções de artistas populares, imagens religiosas, cerâmicas portuguesas e brinquedos, etc.

Localização: Rua Santo Antônio, 1112 - Centro - Juiz de Fora - MG
Visitação: de Segunda a sexta das 14h às 20h30min


Museu de História Natural

Tiranossauro em exposição no Museu de História Natural.Tiranossauro em exposição no Museu de História Natural.O Museu de História Natural da Academia de Comércio e do Centro de Ensino Superior/JF é ponto de referência cultural para a cidade de Juiz de Fora e região.
São mais de 80 mil exemplares de material mineralógico (minerais), pedológico (rochas), paleontológico (fósseis), zoológico (animais) e botânico (plantas).
Destes, 1.200 são destinados à exposição e os demais mantidos em uma Reserva Técnica, que permite o rodízio constante das peças do rico acervo.
O espaço possui 18 vitrines dispostas de acordo com a teoria da evolução. Existem também dois painéis decorativos de grande dimensão, reproduzidos pelo artista plástico Henrique Lott, que apresentam dinossauros (dos períodos Jurássico e Cretáceo) em seu habitat natural.

Localização: Rua Halfeld, 1179 - Centro - Juiz de Fora – MG Tel: (32) 2102-7761
Visitação: Segunda a Sexta-feira, das 7h10 às 11h40 e das 13h às 17h. (Atende à noite e nos fins de semana grupos agendados previamente)

 


voltar
Compartilhe: