Juiz de Fora-MG  -  quinta, 21 de novembro de 2019  

Calendário de Eventos

Evento: Exposição Selo Maria Fumaça 

Exposição Selo Maria Fumaça
Título:
Exposição Selo Maria Fumaça
Data:
07.10.2011 a 19.11.2011 
Onde:
Espaço Cultural Correios - Juiz de Fora
Categoria:
Exposição


Descrição

Textos e imagens criados por estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental de Juiz de Fora integram a mostra "Selo Maria Fumaça", no Espaço Cultural Correios (Rua Marechal Deodoro, 470, Centro), com entrada franca. Os trabalhos expostos foram produzidos para o concurso cultural "Selo Maria Fumaça", promovido, em 2010, pelo Museu Ferroviário de Juiz de Fora, com foco na educação patrimonial. A iniciativa teve participação de 1.495 alunos de 38 escolas das redes pública e privada.

Sob orientação de professores, eles foram incentivados a criar selos, postais e textos em homenagem à Maria Fumaça, trem de ferro movido a vapor que, no século XIX, contribuiu para engatar o Brasil nos trilhos do progresso. Os dez melhores trabalhos de cada categoria foram premiados. O concurso representa uma das ações do Projeto Trem Vivo, que tem como objetivos a divulgação do acervo, a sensibilização do educando pelo patrimônio cultural e a promoção de exercício de cidadania que valorizam a memória e a preservação. O concurso inspirado na Maria Fumaça constituiu a quinta edição dos concursos culturais promovidos pela instituição.

A mostra "Selo Maria Fumaça", realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora/Funalfa através do Museu Ferroviário e Espaço Cultural Correios tem patrocínio dos Correios e do Governo federal. A iniciativa dá visibilidade à produção artística dos estudantes. Ao todo, 1.475 desenhos realizados para o concurso serão expostos em uma empena, formando um colorido mosaico, que evidencia a grande participação do público-alvo e a sensibilidade expressa nos trabalhos. Já as 20 imagens premiadas, sendo dez postais e dez selos, foram ampliadas e serão dispostas no espaço cenográfico, junto com as dez melhores frases produzidas pelos participantes.

No intuito de criar uma atmosfera de ambiente ferroviário, a exposição utiliza recursos sonoros, visuais e elementos cenográficos para aproximar os visitantes da Maria Fumaça. Também foi elaborada uma maquete representando um percurso ferroviário, que tem como pontos-chave a Praça da Estação, local onde fica o Museu Ferroviário, e o Edifício dos Correios, que abriga a exposição.

Visitação:

De 7 de outubro a 19 de novembro de 2011 de Segunda a sexta-feira das 10h às 18h, sábados: das 10h às 14h.

Entrada franca

Local

Endereço:
Rua Marechal Deodoro, 470, térreo - Centro
CEP:
36002-900
Cidade:
Juiz de Fora
Estado:
Minas Gerais
País:
País: br
Url:

Compartilhe:







voltar