Juiz de Fora-MG  -  sexta, 24 de março de 2017  

Clima




CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE - "O clima de Juiz de Fora apresenta duas estações bem definidas: uma, que vai de outubro a abril, com temperaturas mais elevadas e maiores precipitações pluviométricas, e outra de maio a setembro, mais fria e com menor presença de chuvas.

Mapa clima tropical de altitude

De acordo com a classificação de W. Koppen, a região possui um clima Cwa, ou seja, um clima mesotérmico com veries quentes e estação chuvosa também no verão. Este clima pode também ser definido, genericamente, como Tropical de Altitude, por corresponder a um tipo tropical influenciado pelos fatores altimétricos, em vista do relevo local apresentar altitudes médias entre 700 e 900 m, que contribuem para a amenização das temperaturas.

(...) Uma das características do verão local, além dos elevados Índices de calor e umidade, É a presença de chuvas de tipo convectivo, típicas de final da tarde e início da noite, acompanhadas de elevadas e concentradas precipitações pluviométricas. (...)
Com relação à distribuição dos deslocamentos de massas de ar, os dados mostram a presença marcante de ventos do quadrante norte. Esta característica, aliada à existência de uma depressão alongada ao longo do fundo de vale do Rio Paraibuna, com direção aproximadamente coincidente, forma um corredor preferencial de deslocamento de massas de ar que se dirigem para o centro urbano da cidade, localizado ao sul."


(Texto extraído da proposta de Plano Diretor de Juiz de Fora 1996--Diagnóstico , Volume 1, pp. 33-34, Instituto de Pesquisa e Planejamento de Juiz de Fora.)

 


voltar
Compartilhe: