Juiz de Fora Minas Gerais
Elementos geográficos e históricos direcionaram a organização do núcleo urbano de Juiz de Fora Minas Gerais. O Rio Paraibuna e o Morro do Imperador delinearam sua ocupação e expansão. A Estrada do Paraibuna, projetada como alternativa ao Caminho Novo, deu origem à atual Avenida Barão do Rio Branco. Um trecho da Estrada União e Indústria, inaugurada em 1861, transformou-se na Avenida Getúlio Vargas. Estas duas avenidas, junto com a Rua Espírito Santo, formaram um triângulo onde seriam traçadas as principais ruas e localizados os núcleos do poder, do comércio e da cultura. Situados nesse triângulo, o Parque Halfeld e a Rua Halfeld são símbolos históricos de Juiz de Fora - Minas Gerais.
História do Caminho Novo
Ao contrário do Caminho Velho, formado de forma mais ou menos espontânea a partir das incursões paulistas pela região centro-sul de onde hoje está Minas Gerais, o Caminho Novo nasceu de um projeto oficial da Coroa portuguesa.
A Cidade de Juiz de fora
Informações sobre a cidade de Juiz de Fora, sua geografia, o Rio Paraibuna, sua população, economia da cidade, bandeira, brasão, hino e cultura.
Roteiro C
Roteiro Turístico com quatro opções de visitação, Parque Mariano Procópio, Morro do Imperador, Parque da Lajinha e Estádio Municipal, importantes atrativos de Juiz de Fora - MG:
Galerias
Juiz de Fora possui uma peculiaridade que encanta os visitante, e facilita a circulação no centro, ser constituída por uma rede de galerias que interligam diversas ruas da cidade.
Mirante BR 040
A BR 040 é a mais importante rodovia de acesso à Juiz de Fora. Chamada a princípio de BR-3, a estrada liga o município a importantes centros urbanos...
Museu de Arte Moderna Murilo Mendes
O Museu de Arte Moderna Murilo Mendes em Juiz de Fora, foi inaugurado em 20 de dezembro de 2005, após reforma que redimensionou os ambientes para atender às necessidades...
Lima Duarte
Museu de Etnologia Indígena e História Natural da Academia
O Museu de Etnologia Indígena, com 400 peças indígenas em exposição e o Museu de História Natural, hoje com 1300 peças são abertos a comunidade ...
Leia mais: Museu de Etnologia Indígena e História Natural da Academia