Juiz de Fora-MG  -  terça, 27 de junho de 2017  

Aracitaba




Igreja Matriz

A pequena cidade de Aracitaba ocupa uma área de 107 km2.

As primeiras notícias relacionadas ao atual município datam de 1825 quando o então povoado do Bonfim se constitui já uma povoação florescente. Não se conhecem os primeiros moradores do local. Sabe-se que em 1874, já eram estabelecidas na região as famílias Carvalho, Campos, Homem, Rocha e Amaral de Souza, cujas ramificações ainda hoje existem no município.

Presume-se terem sido os primeiros moradores, atraídos pela fertilidade das terras, sendo a agropecuária a atividade inicial dos exploradores do município e até hoje sua atividade principal.

O topônimo Aracitaba significa em Tupi-Guarany: Araci (lua) taba (moradia) isto é Morada da lua, pois sendo estes indígenas os primitivos moradores da região diziam ser o local a "morada da lua".

Teve diversas denominações desde o povoado que se formou em 1825. O primeiro foi Bonfim, mas também Bonfim do Pomba. Em registros governamentais encontra-se outra denominação: Senhor do Bonfim.

Antes do atual nome, chamou-se Bonfim do Santos Dumont e Belmonte. Obteve a emancipação de Santos Dumont em 1962. A Pedra da Água Santa é um dos seus mais altos ponto de relevo de onde corre uma nascente de águas milagrosas, de acordo com a tradição.

Sua população atual de acordo com o censo 2010 é de 2.057, a economia local é baseada na agricultura de subsistência e pequena produção pecuária.

 

Fonte: IBGE

Tempo em Aracitaba:

Clique na imagem para mais detalhes

 


voltar

 

Compartilhe: