Juiz de Fora-MG  -  quarta, 13 de dezembro de 2017  

Mar de Espanha




igreja

Nossa Senhora das Mercês do Cágado é o primeiro nome do povoado que surgiu junto ao rio do Cágado. O batismo do lugar obedece aos processos inicias de construção da rede toponomástica, que buscava identificar e nomear os marcos de entrada e trânsito no espaço natural ainda intocado pelo homem europeu.

Os batismos de derivação religiosa, como neste caso, se prendem ao aspecto da religiosidade portuguesa, com acentuado culto à Nossa Senhora, ou santo de devoção de cada sertanista. Este nome sempre vem associado a uma caraterística natural. Mas a adoção, em 1851, do nome Mar de Espanha é atribuída a um colono espanhol que, através de exclamação, comparou a confluência do rio Piabanha com o Paraibuna com sua lembrança da Espanha.

O município tem hoje uma população de 11.758 habitantes, e diferente de outras cidades da Zona da mata, tem economia diversificada, sendo o beneficiamento de minério e a lapidação de diamantes sua maior ocupação, seguido da agricultura e pecuária de leite, além de granja.

A cidade de Mar de Espanha ocupa uma área de 372km².

 

Fonte: IBGE

 

Tempo em Mar de Espanha:

Clique na imagem para mais detalhes

 


voltar
Compartilhe: