Juiz de Fora-MG  -  segunda, 26 de junho de 2017  

Colégios




História do Colégio do Carmo

Colégio do Carmo em 1952

O Colégio "Nossa Senhora do Carmo", de Juiz de Fora, pertence à Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, congregação brasileira fundada em 1889.

Leia mais: História do Colégio do Carmo

 

História do Colégio dos Santos Anjos

Castelo do colégio Santos Anjos em 1967.

A "Congregação dos Santos Anjos" veio de uma cidade vizinha: Mar de Espanha, onde permaneceu por sete anos. Por problemas políticos, as religiosas dos Santos Anjos preferiram deixar a cidade. Quarenta alunas acompanharam as Irmãs, permanecendo, como pensionistas(alunas internas).

Leia mais: História do Colégio dos Santos Anjos

   

História do Colégio Cristo Redentor (Academia de Comércio)

Fachada interna da Academia

Numa época em que Juiz de Fora passava por uma intensa modernização, fazendeiros e industriais se uniram, e, em 30 de março de 1891, Francisco Baptista de Oliveira lançou a pedra fundamental da Sociedade Anônima Academia de Comércio de Juiz de Fora.

Leia mais: História do Colégio Cristo Redentor (Academia de Comércio)

 

História do Instituto Metodista Granbery

Fachada do Granbery em 1950

Em 1889, Juiz de Fora era um dos principais centros da Região Sudeste e forte reduto republicano. Foi neste contexto, que o professor J. M. Lander chegou ao Brasil juntamente com sua esposa e um filho de colo para, no dia 8 de setembro, abrir as portas do "O Granbery", que então recebeu o nome de Colégio Americano Granbery, em homenagem ao Bispo com o mesmo nome.

Leia mais: História do Instituto Metodista Granbery

   

História do Colégio Stella Matutina

Antiga Fachada do Colégio Stella Matutina

A história do colégio inicia em 8 de setembro de 1902, quando as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo fundaram em Juiz de Fora a primeira casa da Congregação no país: o Colégio "Stella Matutina".

Leia mais: História do Colégio Stella Matutina

 

História do Colégio Machado Sobrinho

Fachada do Colégio Machado Sobrinho

Sua história inicia-se em 1909 quando o Emérito Educador, Antônio Vieira Machado Sobrinho, lançou os fundamentos do Externato Lucindo Filho com os seguintes cursos: Primário, Preparatório e Comercial.

Leia mais: História do Colégio Machado Sobrinho

   

História do Colegio Santa Catarina

Colégio Santa Catarina

Em fevereiro de 1900, a pedido do Cônsul alemão George Grande, as Irmãs de Santa Catarina, Crescência e Augusta, chegaram a Juiz de Fora para se dedicarem à instrução e educação de crianças da Colônia Alemã. Em agosto do mesmo ano, chegou da Alemanha Irmã Hildegardis para auxiliar as duas pioneiras.

Leia mais: História do Colegio Santa Catarina

   


voltar